Notícias

Publicação do Índice de Perceção da Corrupção de 2024

A TI- Transparência Internacional (uma ONG, com sede em Alemanha) publica todos os anos o IPC- Índice de Perceção da Corrupção, que é o principal indicador da corrupção no mundo.

Para o ano de 2024 o IPC destacou a relação entre a corrupção e mudanças climáticas, na qual registou que países com níveis mais baixos de corrupção geralmente demonstram maior preparo para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas.

Em 2024, Cabo Verde registou 62 pontos em matéria de transparência, sendo que zero ponto é o país menos transparente e 100 o país mais transparente.

Cabo Verde ficou posicionado como o segundo país mais transparente da África e o mais transparente da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

De registar que o país mais transparente é a Dinamarca com 90 pontos e o menos transparente o Sudão do Sul com 8 pontos.

O Conselho de Prevenção da Corrupção de Cabo Verde recebe em visita o Conselho Consultivo da União Africana contra a Corrupção

No dia 10 de janeiro o Presidente do Tribunal de Contas e por inerência o Presidente do Conselho de Prevenção Corrupção (CPC) João da Cruz B. Silva, acompanhado da Conselheira Deisa Conceição Monteiro e do Técnico do CPC, Mafaldo de Carvalho receberam em visita os membros do Conselho Consultivo da União Africana contra a Corrupção (Presidente Seynabou Ndiaye Diakhate, Vice-Presidente, Pascoal António Joaquim, Secretária executiva Charity Hanene Nchimunya, Contabilista , Gnanto Achile Meneun, Especialista da TI, Christopher Mwendwa Katuu).  

A visita teve como objetivo sensibilizar as autoridades cabo-verdianas na promoção da aplicação de medidas contra a corrupção no continente africano e em particular na adesão à Convenção da União Africana sobre a Prevenção e o Combate à Corrupção, adotada em 11 de julho de 2003, na Cidade de Maputo, Moçambique.  

Durante o encontro o Presidente do CPC aproveitou para fazer uma apresentação desta Autoridade Administrativa Independente, nomeadamente a sua organização e funcionamento e as principais atividades desenvolvidas e comunicou ainda que o processo de aprovação da Convenção da União Africana sobre a Prevenção e o Combate à Corrupção está em curso.

Conselho de Prevenção da Corrupção celebra o dia Internacional contra a corrupção

O CPC- Conselho de Prevenção da Corrupção celebra o dia Internacional contra a corrupção de 2024, na Escola Secundária de Calabaceira, na cidade da Praia, subordinado ao tema «Unindo-se com os jovens contra a corrupção: moldando a integridade do amanhã».

O evento que contou com a intervenção da Diretor da referida Escola Secundária, da Coordenadora Residente das Nações Unidas em Cabo Verde o Representante da Procuradoria-Geral da República e da ONUDC, teve a presença dos membros do Conselho de Prevenção da Corrupção, dos dirigentes do Tribunal de Contas e dirigentes, docentes e discentes dessa Escola Secundária.

Na sua alocução João da Cruz Silva, Presidente do tribunal de Contas que por inerência é Presidente do CPC, enfatizou a necessidade de envolver os jovens na conscientização sobre os impactos da corrupção e na promoção da transparência.

O discurso destaca que a corrupção no sentido lato vai além dos crimes económico-financeiros, algumas infrações conexas em setores público e privado. Ele também incentiva os jovens a se envolverem ativamente na luta contra a corrupção, seja por meio de campanhas de conscientização, monitoramento de gastos públicos, denúncia de práticas corruptas e uso de tecnologias para promover a transparência.

O Presidente do CPC também apresenta um balanço de suas atividades em 2024, como projetos educativos em escolas e a falta de participação no concurso público sobre transparência e corrupção. Para 2025, destacam-se as aspirações como a divulgação do papel do CPC e a formulação de Estratégia Nacional de Prevenção e Combate à Corrupção.

Guia de Prevenção à Corrupção Eleitoral

O Conselho de Prevenção a Corrupção torna público o GUIA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO ELEITORAL.

O Conselho de Prevenção da Corrupção, ciente de que é através da política, que são decididos os assuntos mais importantes e que afetam a vida e os interesses do povo cabo-verdiano, publica o Guia de Prevenção à Corrupção Eleitoral com o objetivo de contribuir para tornar o cidadão consciente dos seus direitos e deveres, de forma a escolher livremente, através de voto, quem vai assumir a Presidência da República, a governação do país ou a Administração dos municípios.

Clica aqui para ver o GUIA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO ELEITORAL

O Conselho de Prevenção da (CPC) realiza ação de formação Integridade, Compliance e ética

O Conselho de Prevenção da (CPC) realiza ação de formação Integridade, Compliance e ética

O evento levado a cabo pela empresa Ernst & Young Audit & Associados - SROC, S.A., de 15 a 19 de janeiro de 2024, teve como tema Integridade, Compliance e ética, em formato remoto e visou capacitar os atuais 8 membros do referido Conselho a saber: Presidente do CPC, Procurador-Geral Adjunto, Diretor Geral do Tribunal de Contas, Inspetor Geral de Finanças, Inspetor-Geral do Ordenamento do Território da Construção e da Imobiliária, Inspetora-Geral do Serviço de Inspeção e Auditoria Autárquica, Presidente da Autoridade Reguladora das Aquisições Públicas e um membro da ordem dos Advogados.

A formação teve como programa, ética, compliance, integridade e estudos de casos e como propósito principal apoiar os membros do CPC na elaboração do PPR- Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e infrações conexas.

Conselho de Prevenção da Corrupção celebra o dia Internacional contra a corrupção de 2023

Conselho de Prevenção da Corrupção celebra o dia Internacional contra a corrupção de 2023

O CPC - Conselho de Prevenção da Corrupção - celebra o dia Internacional contra a corrupção de 2023, na Escola Secundária Abílio Duarte (ESAD), na Cidade da Praia, sob o lema «CNUCC aos 20 anos: Unindo o Mundo Contra a Corrupção». 

Image
Achada Santo António - Praia  - A, Cabo Verde
cpc.caboverde@cpc.gov.cv

Redes Sociais