O Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC) promoveu, nos dias 27 e 28 deste mês, três ações pedagógicas na ilha do Fogo, dando continuidade ao seu programa nacional de sensibilização contra a corrupção.
As sessões decorreram na Escola Secundária dos Mosteiros, na cidade dos Mosteiros; na Escola Secundária Teixeira de Sousa, na cidade de São Filipe e na Escola Secundária Comandante Pedro Pires, em Ponta Verde, ambas no município de São Filipe.
Estas iniciativas correspondem à 15ª, 16ª e 17ª ações realizadas pelo CPC em diferentes pontos do país.
Durante os encontros, a equipa do CPC apresentou a missão da instituição e destacou os efeitos nocivos da corrupção, sublinhando como este fenómeno compromete o desenvolvimento nacional, reduz oportunidades de educação, emprego, desporto, saúde e limita o acesso a serviços básicos essenciais.
O objetivo, segundo o CPC, é despertar a consciência crítica de adolescentes, jovens e da sociedade em geral, reforçando a ideia de que combater a corrupção é condição indispensável para garantir justiça social e progresso económico.
A instituição agradece a colaboração das direções das escolas envolvidas: Joaquina Rodrigues e Ademiro do Rosário, da Escola Secundária Teixeira de Sousa; José Fidélio, da Escola Secundária de Ponta Verde; e Romário Alves, da Escola Secundária dos Mosteiros.
As atividades foram conduzidas pelo Dr. Mafaldo de Carvalho, representante do CPC.